Barraco Estúdio

Grupo de Estudos em Fotografia

0000000aaa

O Grupo de Estudos em Fotografia da Galeria Mascate completa três anos de atividades, firmando-se como um importante espaço de produção e reflexão no campo da fotografia contemporânea. Neste período, formamos uma série de fotógrafos que começam a ter seu trabalho reconhecido, participando de exposições e prêmios nacionais e internacionais.

O Grupo de Estudos em Fotografia tem como objetivo ser um ambiente de discussão acerca do processo de criação de projetos fotográficos, contribuindo para o desenvolvimento individual de cada participante através de aulas teóricas, pesquisas de referência, análise e edição de trabalhos.

Os alunos são orientados no desenvolvimento de seus projetos pessoais, ao mesmo tempo em que refletem sobre o estatuto da fotografia em seus diversos segmentos e potencialidades.

Com turmas pequenas, buscamos criar uma relação próxima entre o grupo e os ministrantes, para assim explorar ao máximo as necessidades e potencialidades de cada um.

As aulas são dividas em dois momentos: apresentação de conteúdo (referências e textos) e edição e discussão dos projetos desenvolvidos pela turma.

Tópicos:

- Apresentação de referências
- Concepção e conceituação de projeto
- Leitura e discussão de textos teóricos
- Edição e estratégias narrativas
- A finalização de um projeto: exposição, livro, portfólio, web

 

DSC_7274_DSC1190Encontro com o fotógrafo paulista André Penteado                                                                                                    Videoconferência com o fotógrafo equatoriano François Coco Lasso

 
Público alvo:

Fotógrafos (profissionais ou amadores), artistas e pesquisadores interessados em refletir sobre a fotografia contemporânea em suas mais diversas aplicações.

 

Pré-requisitos:

Conhecimento da técnica fotográfica a ser utilizada para desenvolver ou dar continuidade ao projeto pessoal.

Investimento:

4x de R$ 375,00

Carga horária:

16 encontros

Segundas, das 19h às 22h

de 28 de agosto a 11 de dezembro de 2017

Endereço: Rua Laurindo, 332. Porto Alegre/RS.

Inscrições e mais informações no e-mail mascate@barracoestudio.com.br ou nos telefones (51) 30281919 ou (51) 99559585 (das 14h às 18h)


Ministrantes:

Tiago Coelho

Tiago Coelho (Santo Antônio da Patrulha, Brasil, 1985) é graduado em Realização Audiovisual pela UNISINOS e master em fotografia documental pela EFTI – Centro Internacional de Fotografía y Cine (Madrid). Atua como fotógrafo freelancer e professor  no curso de Graduação Tecnológica em Fotografia da UNISINOS.

Foi Menção Honrosa no POY LATAM 2017 (Pictures of the Year) e no FINI 2017 (Festival Internacional de la Imagen). Indicado para o Infinity Awards 2017 (ICP, NY).

Em 2016 ficou em  2º lugar no Prêmio Fundação Conrado Wessel de Arte 2015. São Paulo; 2º lugar no FINI, Hidalgo, México, 2016; selecionado para o Caminos Conjuntos do MUFF – Festival de Fotografia. Montevideo, Uruguay.

Em 2015 Participou da Biennale Photoquai 2015 (Paris, França); foi selecionado para o World Press Photo Masterclass Latinoamerica 2015 (México) e indicado para o Foam Paul Huf Award 2013 (Holanda). Indicado para o Infinity Awards 2016 (categoria emerging photographer), do ICP, Nova Iorque, 2017.

Entre suas principais exposições individuais estão The Marketing (Lianzhou Foto Festival, China); La Voz de la Ropa (Centro de Fotografía de Montevideo, Uruguai); The Voice of Clothing (PhotoVisa Festival, Rússia); Dona Ana (Museo de Bellas Artes de Tandil, Argentina e Santander Cultural, FestFotoPoa, Porto Alegre); É Tudo Teatro (Galeria Mascate, Porto Alegre).

Foi finalista do VI Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia e da Open Call do Festival Internacional de Fotografia de Cabo Verde. Recebeu menção honrosa no Prêmio Paraty em Foco 2015 na categoria Multimídia. Participou de exposições coletivas no Brasil, Argentina, Uruguai, Rússia, Portugal, Espanha e Suiça. Está nas coleções: Joaquim Paiva, Pirelli/MASP,  MACRS and EFTI e coleções particulares.

tiagocoelho.com.br

Marco Antonio Filho

Marco Antonio Filho (Lajeado, 1984) é mestrando em Poéticas Visuais pelo Instituto de Arte da UFRGS e bacharel em Comunicação Social pela UNISINOS.

Em 2015 ganhou o VI Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia na categoria Tempo Movimento. Foi um dos ganhadores do XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2012 com o ensaio Já não é mais verão, que resultou em sua primeira exposição individual, apresentada na Casa de Cultura Mário Quintana (Porto Alegre), no Ateliê da Imagem (Rio de Janeiro) e no International Festival of Photography PhotoVisa (Krasnodar, Rússia).

Com o mesmo ensaio, foi finalista do Prêmio Fundação Conrado Wessel de Arte 2013. Em parceria com o professor e crítico de arte Eduardo Veras, lançou a publicação Viagem pela linha invisível, um relato de viagem sobre a fronteira do Brasil com a Argentina e o Uruguai.

Esse projeto foi exposto na Galeria Mascate (Porto Alegre), Casa das Onze Janelas (Belém) e Galeria Act’image (Bordeaux, França). Possui obras nas coleções do Museus de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Fundação Vera Chaves Barcellos (Porto Alegre) e Acervo Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (Belém).

Participa regularmente de exposições coletivas no Brasil e Europa.

marcoaf.com

bbbb

 

Voltar