Barraco Estúdio

Grupo de Estudos em Fotografia

 0000001 cópia              DSC_9169

O Grupo de Estudos tem como objetivo ser um ambiente de discussão acerca do processo de criação de projetos fotográficos, contribuindo para o desenvolvimento individual de cada participante através de aulas teóricas, pesquisas de referência, analise e edição de trabalhos.

Cada participante desenvolverá ao longo do curso um ensaio fotográfico buscando a finalização de sua edição – seja em um projeto para exposição, livro ou plataforma digital.

Com turmas pequenas, buscaremos criar uma relação próxima entre o grupo e os ministrantes, para assim explorar ao máximo as necessidades e potencialidades de cada um.

Tópicos:

- Concepção e conceitualização da história a ser contada

- Pesquisa de referências

- Edição e estratégias narrativas

- A finalização de um projeto: exposição, livro, portfólio, web

Público alvo:

Fotógrafos, artistas e demais interessados em desenvolver projetos tendo a fotografia como ferramenta de expressão pessoal.

Pré-requisitos:

Conhecimento da técnica fotográfica a ser utilizada para desenvolver ou dar continuidade ao projeto pessoal.

Comprometimento em realizar ou dar continuidade a um projeto fotográfico.

Investimento:

4x de R$ 375,00

Carga horária:

16 encontros

Segundas, das 19h às 22h

de 06 de março a 26 de junho de 2017

 

Endereço: Rua Laurindo, 332. Porto Alegre/RS.

Inscrições e mais informações no e-mail mascate@barracoestudio.com.br ou nos telefones (51) 30281919 ou (51) 99559585 (das 14h às 18h)

Ministrantes:

Tiago Coelho

Tiago Coelho (Santo Antônio da Patrulha, Brasil, 1985) é graduado em Realização Audiovisual pela UNISINOS e master em fotografia documental pela EFTI – Centro Internacional de Fotografía y Cine (Madrid). Atua como fotógrafo freelancer e professor  no curso de Graduação Tecnológica em Fotografia da UNISINOS.

Em 2016 ficou em  2º lugar no Prêmio Fundação Conrado Wessel de Arte 2015. São Paulo; 2º lugar no FINI, Hidalgo, México, 2016; selecionado para o Caminos Conjuntos do MUFF – Festival de Fotografia. Montevideo, Uruguay. Em 2015 Participou da Biennale Photoquai 2015 (Paris, França); foi selecionado para o World Press Photo Masterclass Latinoamerica 2015 (México) e indicado para o Foam Paul Huf Award 2013 (Holanda). Indicado para o Infinity Awards 2016 (categoria emerging photographer), do ICP, Nova Iorque, 2017. Entre suas principais exposições individuais estão The Marketing (Lianzhou Foto Festival, China); La Voz de la Ropa (Centro de Fotografía de Montevideo, Uruguai); The Voice of Clothing (PhotoVisa Festival, Rússia); Dona Ana (Museo de Bellas Artes de Tandil, Argentina e Santander Cultural, FestFotoPoa, Porto Alegre); É Tudo Teatro (Galeria Mascate, Porto Alegre). Foi finalista do VI Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia e da Open Call do Festival Internacional de Fotografia de Cabo Verde. Recebeu o 3º lugar no Prêmio Paraty em Foco 2015 na categoria Multimídia. Participou de exposições coletivas no Brasil, Argentina, Uruguai, Rússia, Portugal, Espanha e Suiça. Está nas coleções: Joaquim Paiva, Pirelli/MASP,  MACRS and EFTI e coleções particulares.

tiagocoelho.com.br

 

Marco Antonio Filho

Marco Antonio Filho (Lajeado, 1984) é mestrando em Poéticas Visuais pelo Instituto de Arte da UFRGS e bacharel em Comunicação Social pela UNISINOS.

Em 2015 ganhou o VI Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia na categoria Tempo Movimento. Foi um dos ganhadores do XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2012 com o ensaio Já não é mais verão, que resultou em sua primeira exposição individual, apresentada na Casa de Cultura Mário Quintana (Porto Alegre), no Ateliê da Imagem (Rio de Janeiro) e no International Festival of Photography PhotoVisa (Krasnodar, Rússia). Com o mesmo ensaio, foi finalista do Prêmio Fundação Conrado Wessel de Arte 2013.

Em parceria com o professor e crítico de arte Eduardo Veras, lançou a publicação Viagem pela linha invisível, um relato de viagem sobre a fronteira do Brasil com a Argentina e o Uruguai. Esse projeto foi exposto na Galeria Mascate (Porto Alegre), Casa das Onze Janelas (Belém) e Galeria Act’image (Bordeaux, França).

Possuí obras nas coleções do Museus de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Fundação Vera Chaves Barcellos (Porto Alegre) e Acervo Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (Belém). Participa regularmente de exposições coletivas no Brasil e Europa.

marcoaf.com

foto05

000000000002

Voltar